Onde estão os cinco ministérios?

...por Bruno "Guedão"

Onde estão os cinco ministérios dentro da igreja? O tempo passa, e cada vez mais é notória a necessidade do funcionamento desses ofícios dentro da igreja. No sistema religioso atual os ministérios estão escondidos no meio da congregação. As pessoas não sabem que ali está um evangelista, um profeta ou um mestre, e nem mesmo aqueles que o são sabem disso. Por muito tempo a igreja tem sido "pastoral". Estamos vivendo um tempo de restauração dos cinco ministérios. Há muitos homens e mulheres com Pr. na frente de seus nomes, o que não condiz com suas reais funções no corpo. Há muitos Prs. apóstolos, Prs. profetas, Prs. mestres, Prs. evangelistas e, é claro, Prs. pastores de verdade.

Tenho pesquisado nas Escrituras e até agora não encontrei uma passagem que diga que a igreja tem que ser basicamente pastoral, no sentido de que todo o funcionamento do corpo parte desse ministério. Isso seria uma sobrecarga ao verdadeiro pastor. Somente Jesus carregou as cinco funções sobre si, e ele mesmo distribuiu isso para a igreja. Por isso existem os ministérios. É claro que o pastor é essencial, mas eu creio que a igreja só se move em triunfo com o pleno funcionamento dos cinco ministérios. Respeito e entendo completamente a autoridade pastoral. As Escrituras deixam bem claras as orientações aos pastores da igreja e isso não está em jogo nesse texto. Portanto, não é a submissão que eu estou discutindo aqui. Isso é indiscutível. Como eu disse, é importante entender que os cinco ministérios, na verdade, se resumem no ministério de Jesus. Quando perguntarem qual é o seu ministério, não seria incorreto dizer que é o ministério de Jesus. Nosso Senhor foi um apóstolo ao fundamentar a verdade, enviar Seus discípulos e ser enviado por Deus com base nesse fundamento. Ele foi um profeta ao liberar a voz de Deus para o povo de Israel e mostrar a direção. Ele foi um mestre ao ensinar com revelação acerca das Escrituras nas sinagogas ou nos montes. Ele foi um evangelista ao realizar sinais e maravilhas que apontavam para Ele como Messias, salvando a muitos. E, finalmente, Ele foi um pastor ao amar e cuidar de Suas ovelhas, alimentado-os e servindo-os. Jesus foi tudo isso e muito mais. Também é importante ressaltar que há outras funções de liderança dentro da igreja, como presbíteros e diáconos. No entanto, vale lembrar que todos os líderes cristãos não estão SOBRE, mas ENTRE, servindo. O objetivo de qualquer ofício é capacitar os santos a fazerem a obra do ministério. Quem faz a obra são os santos. Os ofícios capacitam. Se você conhece alguem que tenha um ofício e não esteja capacitando os santos, cobre isso dele. Aquele que tem o ofício foi chamado a servir.

Portanto, é importante entender que nem todos são apóstolos, profetas, mestres, evangelistas ou pastores. Todos são sacerdotes, sim. Porém, com ofícios diferentes, não classificadas hierarquicamente. Lembrando que essa "divisão" não impede que uma pessoa profetize, aja com unção apostólica, evangelista, etc. Por exemplo, eu (Guedão) faço parte de ministério profético, mas não ocupo o ofício de profeta. Apenas atuo em meio a unção profética. Percebe a diferença entre ofício e ministério?

Agora, é fundamental que esses cinco ministérios sejam atuantes dentro da igreja. Vamos discorrer um pouco sobre cada um, sem nos aprofundarmos muito.

PASTOR

Quantos pastores (com Pr.) há no mundo? Talvez milhões. Com certeza, necessitamos de muitos pastores para apascentar o grande número de ovelhas. O problema aqui é que muitos Prs. não são pastores, e muitos que não tem um Pr. na frente do nome, são. Resumidamente, o pastor é aquele que cuida da ovelha. Ele visita, ajuda nos problemas, ele conhece a cada um, aconselha e exorta. Tudo isso em um âmbito pessoal e sentimental relacionando suas vidas com Deus e seus caminhos de amor. O pastor cuida da ALMA da pessoa. Jesus é o "Bispo da minha alma". Dentro de uma congregação podemos até ter um pastor-presidente, mas a unção pastoral está também sobre cada líder que cuida de um determinado grupo e recebe um chamado divino para ser responsável por ele, para cuidar de seus membros com um amor sobrenatural. Porém nem todo líder é pastor de ofício. Compreende? Um pastor ajuda a preparar o santo para a obra do ministério, cuidando para que ele não se perca no caminho. Vale lembrar que Jesus é o pastor de todos. O ministério pastoral precisa estar submetido a essa verdade absoluta. Isso afirma que, na verdade, nenhum de nossos pastores são donos das ovelhas que apascentam. Jesus é o dono.

MESTRE

Com certeza, a função do mestre é a de mais fácil compreensão dentre as cinco. O mestre conhece profundamente as Escrituras e tem o dom de Deus para ensina-las de maneira perfeita e clara. Ele traz um clareamento. Muitas vezes o mestre poderá explicar uma mensagem de um profeta, com base nas Escrituras, esclarecendo a profecia à luz da Palavra. Muitos de nossos Prs. são mestres. Isso fica claro quando abrem a boca para pregar. Conseqüentemente, podemos observar que ele não é muito bom em cuidar das ovelhas, porque sente uma forte necessidade de estudar e ler em busca do conhecimento que vem do Senhor. O mestre também caminha com o santo no decorrer de sua vida cristã, ensinando e capacitando nessa área.

EVANGELISTA

Geralmente, esses homens atraem multidões, pois são canais para sinais e maravilhas da parte de Deus. Muitas vezes esse ministério é relacionado com aquele que evangeliza. Porém, não é somente isso. Todos podem e devem evangelizar, e é claro que o evangelista evangeliza. No entanto, ele o faz com um amor sobrenatural pelas almas perdidas e conforme vai crescendo nesse amor e em fé, Deus começa a usa-lo como canal de milagres, atraindo a muitos. Muitos avivalistas de hoje são evangelistas. Como os mestres, há muitos desses que recebem um Pr. na frente de seus nomes, mas não são pastores. Eles nunca têm horário livre em suas agendas para atender as suas “ovelhas” de maneira adequada. Para que então ter esse Pr.? O evangelista serve como um posto de gasolina na vida de um cristão, sempre abastecendo-o com mais fogo e paixão pelas coisas de Deus.

PROFETA

Esse ministério começou a ser restaurado no início da década de 80. O profeta é aquele que anda com Deus e traz a direção ao “povo”. Ele aponta, não conduz. Geralmente, os profetas tendem a ser mais excêntricos e se destacam entre os outros ministros nesse quesito. Isso porque a constante comunhão com a glória do Senhor transforma radicalmente a sua maneira de pensar e agir. O profeta edifica, exorta e consola, não representando a sua pessoa, mas a Deus. Ele olha para a congregação como um todo e a coloca dentro da igreja da cidade e do mundo. Não confundir ministério profético com profecia. Todos podem profetizar, mas isso não faz da pessoa um profeta de ofício. Raramente, um profeta vai estar trabalhando somente em uma congregação local. Eles foram dados às cidades. Assim como os apóstolos, com os quais trabalham em parceria.

APÓSTOLO

Onde está o apóstolo nos dias de hoje? Eles foram apenas os doze? Nada disso. O apóstolo é aquele que traz os fundamentos para a igreja de uma forma estratégica. Ele ajusta a “falsa doutrina” com a verdade que há em Cristo. Há muitos Prs. que na verdade são apóstolos. Geralmente, esses homens têm uma visão ampliada do reino de Deus implantado na Terra. Eles enviam pessoas e são enviados por Deus para fundamentar a igreja através das verdades e princípios bíblicos. Eles ajudam a restaurar esse fundamento. O apóstolo EMPURRA a igreja. Nós estamos passando do pastoral para o apostólico nesse tempo. Aleluia! O apóstolo sempre olha para a base. Ele se preocupa com que a casa fique firme e não caia. Ele ajusta todas as mensagens a esses fundamentos básicos, que nada mais são do que as verdades de Deus. Ele é aquele que bota a mão na obra. Ele conta sempre com cristãos maduros para o trabalho. Em parceria com o ministério profético, ele escuta a direção e executa. O ministério apostólico de Paulo funcionava assim. Em Antioquia havia profetas e mestres. Esse é o ministério que está sendo restaurado em nossos dias. Vamos ver muitas coisas falsas por ai, mas se existe o falso é porque existe o verdadeiro. Lembre-se, o apóstolo SERVE ao corpo. Ele não é servido. Ele é a escória da humanidade.

Lembre-se, o importante aqui não é o título. Primeiro, é importante entender que Deus nos chamou antes mesmo de nascermos. Busque entender isso. Segundo, precisamos ter consciência do que somos no reino de Deus nesse momento, mesmo que os outros não saibam realmente. Seu ministério não precisa ser anunciado aos quatro cantos da Terra. Você precisa apenas exerce-lo. Deixe Deus fazer o resto. Lembre-se da diferença entre ministério e ofício. Para ser um profeta ou apóstolo de ofício, você tem que ser reconhecido pelo presbitério, e de preferência, ser treinado. Veja, ofício é uma coisa, ministério é outra. Agora, um verdadeiro mestre não poderá exercer seu ofício com plenitude se ele tem obrigações de pastor sem que esse seja o seu chamado. O mesmo de aplica ao profeta, evangelista e todas as relações possíveis entre os chamados específicos de Deus. É uma carga muito grande para um homem só! No entanto, um mestre pode profetizar e um apóstolo pode realizar sinais e maravilhas, atraindo a muitos. Em alguns casos, uma pessoa pode ser usada em mais de um dos ministérios. Isso é possível. Porém, mesmo assim, um dos dois irá se sobrepor ao outro no coração dessa pessoa, e de Deus. Paulo foi apóstolo e mestre. Há uma linha em que, na verdade, os cinco ministérios foram derramados como um todo sobre a igreja (corpo) e por isso não há mais um ofício apostólico/profético, individual. Eu não concordo. Através do Espírito Santo, podemos sim profetizar, ensinar, realizar milagres, cuidar de ovelhas e reivindicar os princípios divinos, atuando dentro de um ministério específico. Porém, há uma chamado da parte do Senhor para que haja um pleno funcionamento dessas funções através do indivíduo. No mais, é essencial entender que os ministérios atuam em conjunto. Eles não sobrevivem sozinhos, mas necessitam uns dos outros. Deus te chama para ser obediente e humilde. Nada mais. Lembre-se, a obra é Dele. Se ele te chamar, aí sim, busque o ministério.

De acordo com um estudo da Christie Tristão sobre ministério, vemos que ele tem três propósitos: servir a Deus, servir à igreja e servir no mundo. O ministro (seja qual for a sua função) precisa atender os seguintes requisitos: integridade, humildade, longanimidade, suportar ao outro, mansidão, viver em unidade e amor, santidade, retidão, pureza, ter amor à palavra e viver cheio do Espírito. Leia Efésios 4.

Creio que isso resume tudo. Um grande abraço.

Guedão - Rugido do Leão

Marcadores: | edit post
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Por favor, deixe seu e-mail para entrarmos em contato.

Orientações

Querido amigo,
Se você deseja: copiar, postar ou simplesmente usar de qualquer modo o conteúdo deste blog, peço que por favor entre em contato nos avisando. E que, SEMPRE seja citada a fonte e quem o escreveu no caso de ser usado em ministrações. No caso de postagens em internet, peço não postar o texto na íntegra, mas sim, que seja resumido e acompanhado de do que Deus falou com você durante a leitura. Lembre-se: Para cada um Deus tem uma porção.
Tenho o maior prazer em abençoá-lo. Grande parte deste blog é o resultado de experiências particulares com Deus, fruto de momentos em que ouço o Espírito Santo sobre o que escrever. Devido a essa particularidade, não gostaria que se perdessem.

Deus Abençoe!!!!
Dançemos e Adoremos até que venha o Reino!

Pirataria é pecado! - Jr.22:13


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

  • Quem sou eu

    Minha foto
    Faço parte de uma geração que crê com todas as suas forças que é chegado o Reino de Deus aqui na Terra. Busco ter identidade de filha de Deus à imagem de Jesus. Sou ministra de dança no ministério de Dança Geração Eleita, congrego na Com. Evangelica de Honório Gurgel. Haja Casa de Davi e flua o Rio do Leão!

    Últimas postagens

    Este blog possui atualmente:
    Comentários em Artigos!
    Widget UsuárioCompulsivo

    Seguidores